A Extinção é para sempre

Iracema Fala

“Iracema: Uma Transa Amazônica”, filme de 1976 de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, é reencenado numa inversão de papéis. Quem agora revisita o trabalho é Edna de Cássia, protagonista do longa. Nele, interpretou uma indígena que se esquece de suas origens e segue num percurso de prostituição, abusos e decadência. Edna era adolescente quando participou da obra e chegou a vencer o prêmio de atuação no Festival de Brasília, mas nunca mais filmou. Nesta releitura, é a própria atriz quem comanda a cena: dirige, interfere, paralisa e comenta as cenas, criando sua própria versão da história.

Transmissão ao vivo. Acompanhe aqui no site e nas redes sociais do Sesc:

13 e 14/8/21. Sexta e sábado, 20h30.
15/8/21. Domingo, 17h

Após a performance haverá bate-papo com convidados:

13/8 – Edna de Cassia, Allyson Amaral, Joy Catharina, Gilda Nomacce, Giovanna Monteiro e Tenca
14/8 – Helena Ignez entrevista Edna de Cassia e Nuno Ramos
15/8 – Eduardo Climachauska, Vicente Ramos, Tarina Quelho e Nuno Ramos (equipe de criação do espetáculo)

(Recomendado para maiores de 18 anos)

Criação: Nuno Ramos

Direção e dramaturgia: Nuno Ramos, Tarina Quelho e Vicente Antunes Ramos

Com: Edna de Cassia, Allyson Amaral, Joy Catharina, Gilda Nomacce, Giovanna Monteiro e Tenca

Sonoplastia ao vivo: Ricardo Reis

Direção de Arte: Eduardo Climachauska

Direção técnica: André Boll

Direção de produção: Marisa Riccitelli Sant’ana e Rachel Brumana

Desenho e operação de luz: Wagner Pinto

Assistente de Iluminação: Gabriel Greghi

Projeto cenográfico: William Zarella Jr.

Direção de palco: Carolina Bucek

Produção de figurino: Victoria Constantino

Assistente de Figurinos: Alex Leandro

Criação de Figurino Edna de Cassia: Angélica Chaves 

Sonoplastia e Consultoria audiovisual: Rodrigo Gava e Daniel Maia

Assistente técnica e operação de vídeo: Giovanna Kelly

Direção de filmagem: Pedro Nishi

Steadycam: Daniel Lupo

Execução cenográfica: Pará Movimentos

Assistente de Palco e operação travelling: Diego Dac

Catering: GL Catering

Assessoria jurídica: José Augusto Vieira de Aquino

Assistência de assessoria jurídica: Paula Malfatti

Produção executiva: Giovanna Monteiro, Luiza Alves e Paulo Gircys

Gestão e Produção: Superfície de Eventos

Trechos de diálogos apresentados neste espetáculo constam originalmente em “Iracema Uma Transa Amazônica”, filme de Jorge Bodanky e Orlando Senna.

Allyson Amaral – Artista da dança, intérprete, performer e ator. Participou como intérprete-criador nos espetáculos “Pretoperitamar –O Caminho vai dar aqui” (2019) de Anelis Assumpção e Grace Passô, “Lobo” (2018) de Carolina Bianchi, “Filon – O teatro do Mundo” (2016), dirigido por Kenia Dias e Ricardo Garcia, além de outros trabalhos com Key Sawao e Ricardo Iazzetta, Cristian Duarte, Grupo Espanca! e Cia de Danças Lia Rodrigues.

Edna de Cássia – Edna Cereja, mais conhecida como Edna de Cássia (Belém, 31 de julho de 1959) é uma atriz brasileira, que protagonizou o filme teuto-brasileiro “Iracema, uma transa amazônica”, em 1975. De origem indígena, a atriz fez um único filme. Foi descoberta em um programa de auditório em Belém (PA), pelos diretores Jorge Bodanzky e Orlando Senna.

Joy Catharina – Atriz, cantora, arte educadora e diretora teatral. Formada pela Escola Livre de Teatro de Santo André. É co-fundadora do Coletivo Okan e trabalha como atriz pesquisadora desde 2016 junto à Cia. Conta com diversos espetáculos teatrais ao longo da carreira, destacando “Impasse ou isso não é uma peça é um Golpe ” com direção de Cris Rocha e ‘’ContraFluxo‘’ com direção de Patrícia Gifford.

Gilda Nomacce – Atriz formada com Antunes Filho. Ingressou no cinema com “Um Ramo” (Juliana Rojas e Marco Dutra), premiado no Festival de Cannes. Recebeu o Candango de melhor atriz coadjuvante no Festival de Brasília por “Trabalhar Cansa” e melhor intérprete no Festival Mix Brasil por “Minha Única Terra é na Lua”. Seus trabalhos mais recentes são “Casa de Antiguidades” e “Céu de Agosto” – ambos exibidos no Festival de Cannes.

Giovanna Monteiro – Atriz, performer e produtora cultural, formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Em suas criações têm interesse no cruzamento entre o teatro, a performance, a dança e a música experimental. Em 2017, junto a outros artistas, fundou o Comitê Escondido Johann Fatzer. Desde então participa como criadora e performer nos trabalhos do coletivo.

Tenca Silva – Atua desde 2011 entre o audiovisual e as artes da cena, exercendo funções de direção, dramaturgia e performance. Tem formação em teatro pela Universidade de São Paulo (CAC/EAD – Escola de Artes Dramáticas) e participa como intérprete de longa-metragens e obras seriadas.