A Extinção é para sempre

Chão-Pão

Nesta performance, o elenco monta um chão feito com lajotas e pães impróprios para consumo. Sobre esse terreno, os artistas caminham e dançam, quebrando e modificando esse chão-pão. No meio da cena, dois monitores trazem trechos em loop de filmes de Glauber Rocha, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e “Terra em Transe”, mais especificamente da frase “A culpa não é do povo”, que se repete nos dois longas. A violência do discurso e do pisar sobre o pão, sobre o alimento, se contrapõe à leveza dos movimentos dos performers. Os espetáculos/performances foram transmitidos ao vivo nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2021.

Criação: Nuno Ramos

Coreografia e roteiro: Nuno Ramos, Tarina Quelho e Vicente Antunes Ramos

Dançado em colaboração criativa por: Allyson Amaral, Eduardo Fukushima, Isis Andreatta, Leandro Souza e Tenca Silva

Direção musical: Romulo Fróes

Desenho e operação de luz: Matheus Brant e Gabriela Miranda

Trilha sonora: Luisa Puterman

Figurinos: Valentina Soares e Marta Pires

Direção técnica: André Boll e William Zarella Jr.

Direção de produção: Rachel Brumana e Marisa Riccitelli Sant’ana

Produção executiva: Giovanna Monteiro, Luiza Alves e Paulo Gircys

Assistente técnica: Giovanna Kelly

Cenotécnicos: José da Hora e Fernando Zimolo

Consultoria técnica: Rodrigo Gava

Consultoria em panificação: Cintia Bonfim Souza

Fotos divulgação: Matheus Brant

Direção de filmagem: Pedro Nishi

Steadycam: Daniel Lupo

Edição de vídeo: Junae Andreazza

Agradecimentos: Artenafex, UMA e TONDO S/A

Os pães utilizados neste espetáculo são impróprios para consumo

                         

Allyson Amaral – Artista da dança, intérprete, performer e ator. Participou como intérprete-criador nos espetáculos “Pretoperitamar –O Caminho vai dar aqui” (2019) de Anelis Assumpção e Grace Passô, “Lobo” (2018) de Carolina Bianchi, “Filon – O teatro do Mundo” (2016), dirigido por Kenia Dias e Ricardo Garcia, além de outros trabalhos com Key Sawao e Ricardo Iazzetta, Cristian Duarte, Grupo Espanca! e Cia de Danças Lia Rodrigues.

Eduardo Fukushima – Graduado em Comunicação das Artes do Corpo na PUC- SP. Vem trabalhando como dançarino, performer, coreógrafo, diretor, dramaturgo e professor. Recebeu os prêmios: Rumos Dança Itaú Cultural 2009-2010, Prêmio Funarte Klaus Vianna 2014, Denilto Gomes 2014, Rolex Mentor & Protégé Arts Initiative 2012/2013 e o APCA de criação em dança em 2020. Vem circulando seus trabalhos e dando workshops pelo Brasil, América do Sul, Ásia e Europa.

Isis Andreatta – Artista da dança, performer, coreógrafa e arte educadora. Interessada por investigar relações não-hierárquicas entre percepção, imaginação e fisicalidade e desde 2015 tem expandido sua prática com trabalhos realizados na intersecção entre saúde mental e artes performativas. Integra o Grupo VÃO desde 2009 e é co-diretora artístico-clínica do Grupo Aberto de Teatro do Instituto A Casa desde 2015.

Leandro Souza – Artista da dança, Mestre em Artes da Cena e Bacharel em Dança pela Universidade Estadual de Campinas. Dançou para o Núcleo Entretanto, dirigido por Wellington Duarte, e foi dançarino da E² Cia de Teatro e Dança, dirigida por Eliana de Santana. Atualmente, desenvolve trabalhos próprios, dentre eles, o solo “Sismos e Volts” (prêmio APCA 2018) e a peça coreográfica “Eles Fazem Dança Contemporânea”.

Tenca Silva – Atua desde 2011 entre o audiovisual e as artes da cena, exercendo funções de direção, dramaturgia e performance. Tem formação em teatro pela Universidade de São Paulo (CAC/EAD – Escola de Artes Dramáticas) e participa como intérprete de longa-metragens e obras seriadas.