Monumento virtual coletivo, a instalação é uma Chama Eterna em memória aos mortos. Há um fogo principal, que nunca se apaga, instalado no Sesc Avenida Paulista, a chama-mãe, e também colaborações de pessoas, artistas, coletividades, instituições do mundo inteiro, sempre captadas e transmitidas ao vivo. CHAMA, portanto, é o fogo enquanto ritual e também um chamado, uma convocação internacional ao luto, à pausa e à dignificação de cada perda. A transmissão será feita de forma ininterrupta, 24 horas por dia, durante um ano, através do site do projeto, alternando imagens da chama-mãe e das demais colaborações transmitidas ao vivo.
Criação: Nuno Ramos
Direção de produção: Rachel Brumana e Marisa Riccitelli Sant’ana
Produção executiva: Giovanna Monteiro e Luiza Alves
Direção técnica: André Boll e William Zarella Jr.
Consultoria em engenharia mecânica e segurança: Sergio Costa
Programação, site e broadcast CHAMA: Engenharia de Broadcast – Audio S.A
Fotos divulgação: Eduardo Ortega
“CHAMA” é um monumento virtual em memória às pessoas que se foram. Não apenas àquelas mortas pela pandemia viral, mas também, num sentido mais geral, às mortes que nosso tempo vem banalizando irremediavelmente.
Em nossa língua, a palavra “chama” tem o mesmo som e a mesma grafia do verbo “chamar” – uma coincidência significativa para nós neste momento. Este convite ao memorial é um chamado ao luto, à pausa e à dignificação de cada morte e de cada perda.
O memorial é inspirado nas inúmeras “Chamas Eternas” que se multiplicaram a partir das duas Guerras Mundiais. Como premissa do projeto, pedimos a quem se dispuser, guardiãs e guardiões da CHAMA, que nos enviem gravações de chamas ao vivo (e não arquivos de chamas pré-existentes). Ou seja, que filmem (com celulares, computadores ou outros equipamentos) uma chama por um período determinado e cuidem para que ela não se apague, e que a transmissão, assim, não se interrompa. Deste modo, teremos a CHAMA, captada e transmitida ao vivo, acesa por um ano, vinda de várias partes do mundo e retransmitida para os mais diversos pontos do planeta. O monumento virtual CHAMA ficará disponível 24 horas por dia nesta página.
Manteremos essa chama coletiva acesa por um ano, 24 horas por dia, com início no dia 25 de maio de 2021. Qualquer pessoa é bem-vinda para acessá-la e transmiti-la a partir desta página. Nosso desejo é que a CHAMA, com toda sua fragilidade e singeleza, se espalhe o mais que puder, sem pausa nem interrupção. E sempre ao vivo, para os vivos.
Abertura da convocatória: 7 de julho de 2021
Duração da convocatória: até chegarmos a 100 inscrições
Período de abrangência: julho a setembro de 2021
*Outra convocatória poderá ser aberta em um segundo momento